sábado, 19 de julho de 2008

Encurtando Distâncias

O sentido de perfeição é muito mais mítico que real. Perfeição significa aquilo que já está completo e não necessita ser mudado, e isto em nossa concepção humana é inatingível, pois estamos ainda em estado de feitura, o tempo todo.

Vivemos uma busca interminável de coisas, pessoas, situações onde tudo deve ser perfeito. Deve corresponder à nossa expectativa mais profunda. Quanto engano, quanta frustração que pode ser evitada.

Se partirmos do princípio da nossa própria imperfeição limitadora e olharmos por este prisma para os outros, veremos que eles estão no mesmo processo de evolução e busca que nós, e não devemos, portanto, depositar a responsabilidade de “salvador da Pátria” em nada ou ninguém.

Desde o início do século XX pudemos observar os avanços que a mente inquiridora e criativa do homem foi capaz de transformar em realidade o que antes parecia impossível. Infelizmente, a mesma mente que cria tecnologia e avança em direção ao inimaginável é incapaz de evoluir no mesmo ritmo em busca de si mesmo.

A velocidade com que se obtém informação, a maneira como se chega de um lugar a outro num espaço muito curto de tempo, apenas aumentou a distância entre as pessoas. Somos mestres em demolir pontes e construir muros, porém, não há como consertar, pois são invisíveis.

Ao passar por uma ponte, pude entender o seu profundo significado metafísico. Quem projeta uma ponte, visa encurtar distância, criar um atalho para unir dois pontos dantes incomunicáveis. Alguns desses pontos são unidos por construções fenomenais sobre oceanos, sobre rios, sobre estradas, que ligam bairros, cidades, rodovias. Sugiro aplicarmos a simbologia das pontes em nossas relações.

Às vezes, para chegarmos a algum lugar de difícil acesso, é necessário construir uma ponte. Uma palavra, um gesto ou um olhar simplesmente poderá tornar a barreira mais frágil. Não é necessário chegar demolindo o muro violentamente. È melhor que os tijolos sejam removidos um a um, com paciência para preservar o espaço e para não transformar tudo em poeira e entulho, o que é bem mais trabalhoso e difícil para remover e requer uma força maior.

Melhor ainda quando as pontes começam pequenas, travessias seguras. Confiança, paciência, carinho. São materiais indispensáveis para criar estruturas fortes capazes de suportar adversidades.

Cada coisa há seu tempo. Cada um em seu lugar. Juntos somos mais fortes, mas cada um é um. Devemos nos tornar estrutura para as pontes que virão. Mas o caminho que interliga as distâncias é sagrado e deve ser pisado com cuidado. O que leva uma vida inteira para ser construído, pode ser reduzido a nada em fração de segundos.

Nossa experiência humana perpassa a vida num piscar de olhos. Queira somente o aqui e agora, sempre. Guarde o ontem na caixa e ponha no armário. Não anseie o amanhã bater-lhe à porta.

Hoje é seu dia. Construa suas pontes, e lembre-se que pela eternidade a única pessoa que estará contigo em tempo integral é você mesmo.


Nenhum comentário: