segunda-feira, 20 de julho de 2009

Uma Homenagem de Amigo


Instauraram recentemente a comemoração do Dia do Amigo e é hoje. Um dia desses, um de meus contatos na internet postou a seguinte frase: Amigo: todos querem ter, mas poucos sabem ser.

Eu descobri o que é ter um amigo de verdade há pouco tempo. Passei muito tempo apenas tentando ser, graças a Deus, mas saber que tenho é bom demais.

Tive a felicidade de conviver quase diariamente com ele por aproximadamente dois anos.

Ainda que não nos víssemos, nos falávamos quase sem falhar um só dia. Rimos, brigamos, discutimos, nos respeitamos, zombamos um do outro, dos outros, falamos dos defeitos- sobretudo dos nossos- e aprendemos antes de tudo a conviver com eles, por mais difícil que fosse.

Havia coisas insuportáveis em nós, mas nunca, nem um, nem o outro apontou como falta grave, apesar de quase querer surtar.

Estivemos lealmente ao lado um do outro em TODOS os momentos. Por vezes prazerosos e outros dolorosos, mas nos olhávamos nos olhos para dizer: estou aqui, sem pronunciar sequer uma palavra.

Trocamos abraços efusivos, experimentamos a distância, rimos por meio das infinitas mensagens via sms, e-mails incontáveis e fomos companheiros das horas solitárias. Sentimos medos, alegrias e dores. Estar ao seu lado era motivo de celebração. Fosse para um jantar elegante, um lanche num fast-food qualquer, uma refeição saborosa em casa, um passeio no shopping, uma visita ao dentista, ao cabeleireiro ou uma passagem pelo pronto-socorro. Até parar na farmácia para comprar remédio virou motivo de piada.

Tornei-me fã dessa pessoa talentosa e artisticamente admirável e assistimos juntos nossos ídolos.

Jamais esquecerei da paisagem no céu emoldurada na janela do avião. Tampouco do “chão preto” da estrada que nos levou a uma das muitas aventuras às quais nos submeteu a vida.

Não escolhemos nossos amigos e muito menos e dedicarmo-lhes um amor incondicional. Deus os coloca em nosso caminho para nos dizer sutilmente que o mundo ainda tem jeito.

A dinâmica da vida muitas vezes nos surpreende com verdades que em um primeiro instante são incompreensíveis. Tudo é eterno enquanto durar e Vinícius de Moraes expressou isso magistralmente em suas palavras do Soneto da Fidelidade.

Em um espaço muito curto de tempo, nossa realidade mudou. Meu amigo foi presenteado por Deus por alguém que lhe suprisse não só os desejos da alma, mas também do coração e da mente então, nosso distanciamento foi inevitável. Não mais nos vemos com frequência e nos falamos mais esparsamente, mas o amor continua lá, consolidando algo que o tempo não dissolve. Amizade é para sempre.

A beleza de amar está na liberdade conferida àquele que escolhe aceitar o melhor para o outro, simplesmente.

A beleza de amar está na honestidade do falar na hora certa a verdade, ainda que seja aquela verdade crua e temida.

A beleza de amar está em libertar a própria alma do desejo de possuir e deixar que a presença seja eterna, ainda que não seja física por tanto tempo.

Nesse Dia do Amigo, eu rendo homenagens a todos aqueles que conseguem ser verdadeiramente amigos dos seus amigos.


Nada é para sempre além da saudade do que de melhor se provou e se viveu.

Obrigada, meu incomparável amigo!

3 comentários:

Olavo disse...

Lindo! Posso dizer perfeito?

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Que lindo Fernanda, você colocou sua alma aqui.
Beijos

Jesika Oliveira disse...

Parabéns pelo texto e pelo amigo. Você definiu com muita sabedoria o que é AMIZADE.
Sou admiradora confessa de seus escritos.
Abraços,
Jesika