quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Valentine's Day






No ano 496, o Papa Celasius decidiu adotar 14 de Fevereiro para honrar a memória de St. Valentine (não se sabe ao certo quem foi, mas sabe-se que antes de morrer decaptado, assinou uma carta com a inscrição : De Seu Valentine. Essa expressão é usada até os dias de hoje).



O feriado caiu no dia anterior ao festival romano de Lupercalia, em honra do deus Lupercus que protegia as colheitas e contra os lobos. Talvez de caso pensado para se ter uma festa cristã em contraponto ao festival pagão.



O festival de Lupercalia era comemorado em 15 de fevereiro. Com o passar dos anos, o "Valentine's Day" e o festival de "Lupercalia" foram unidos em um único feriado e transformaram-se em um momento mágico para se comemorar o amor e a afeição.
Portanto, as pessoas que habitam os países que comemoram o Valentine’s Day comemoram de uma forma muito mais ampla do que nós brasileiros aqui em nosso famoso e tumultuado 12 de Junho.



Valentine’s Day é dia de manifestar o amor em toda a sua dimensão, entre namorados, amigos, familiares e a quem mais possa interessar.
São Paulo por ser uma cidade que abriga o mundo, preparou em alguns pontos da cidade um clima especial para os estrangeiros que moram aqui. Coisas de mundo globalizado.



Globalização à parte, gosto do termo Universalização, uma vez que amar é uma virtude inata e universal. Até a mais rude das criaturas, ainda que negue até a morte, amou um dia, ainda que seja só a própria mãe.



No dia de São Valentino ( estou no Brasil ), ou Valentine’s Day ( se assim prefere ), é dia de exaltar ( mas todo dia é dia ) o bom e velho AMOR de sempre.


Nenhum comentário: