sábado, 14 de março de 2009

Além do Significado


Desde o tempo em que tive contato mais profundo com a gramática, confesso ter me apaixonado prontamente.

A etimologia das palavras e seus significados todos são muito mais que gramática pura, isso se torna para mim cada vez mais material farto de estudo filosófico, teológico, humanista.

Há palavras que são bonitas por si só, tanto na pronúncia como em seu significado. Da mesma maneira há aquelas medonhas que causam arrepio só de pensar. Há aquelas de pronúncia feia e de significado bonito e vice-versa.

Penso eu que poderíamos transformar nossa vida se aplicássemos melhor as palavras e seus significados em nosso cotidiano.

Que elas não representem apenas signos da comunicação, mas que se tornem ferramentas de lapidação pessoal, espiritual e emocional.

Existem palavras comuns que se analisadas com profundidade são capazes de mudar completamente toda uma vida, de quebrar paradigmas e renovar o que aparentemente possa estar condenado à mesmice.

O mundo precisa de pessoas dispostas a ajudar outras a mudar suas vidas. O mundo precisa de ajustes sutis ao nosso redor que possam tornar-se grandes.

O mundo precisa de PURIFICAÇÃO.

Purificação não é apenas uma palavra que indica uma ação definida por um verbo. Existe nela uma profundidade além de seu significado gramatical. Existe nela uma força capaz de promover mudanças construtivas onde quer que se aplique.

Tudo o que se propõe a purificar o que ou quem quer que seja, agrega beleza até mesmo ao que já parecia sem vida, sem força, sem crença, sem alegria, sem amor.

Purificação é a capacidade de tornar puro, de separar o limpo do sujo, de extrair o melhor, de devolver a transparência, o viço, a beleza.

Não importa qual seja a palavra que exerça propriedade e alicerce sua vida. Não importa se é substantivo, adjetivo, nome próprio. Importa apenas a disposição para enxergar além e seguir em frente. Aprender com os erros, inclusive com os erros dos outros, pois nossa vida é curta demais para que possamos cometê-los todos.

Se há algo que eu possa dizer ainda depois disso tudo, digo:
seja na vida daqueles a quem você ama uma espécie de filtro e devolva para eles e para o mundo apenas aquilo que cada um tiver de melhor. O que seu filtro reteve como resultado da purificação, não precisa ser exposto. Apenas junte o que não serve e jogue fora.

Como conseqüência, você será premiado com sorrisos amorosos e sinceros, além de olhares puros e transparentes como as águas cristalinas das nascentes.

2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Querida amiga, quem não quer carinhos sinceros?
Amores verdadeiros?
Lindo texto.
Adorei sua visita querida Fernanda, ando muito ocupada , mal tenho tempo de entrar no msn,
sua postagem está um primor, como sempre.
obrigada pela visita em meu blog, adoro seus comentários,
mil beijos cheios de amor
Te amo querida amiga.

Anônimo disse...

E vamos complementar..
Purificação vem do verbo purificar, e tem como sinonimos: limpar, clarear, filtrar, santificar...E que purificação (clareza) de idéias e palavras.
Encantada com todos os comentários, deixo meu beijo e meu carinho.
Jesika