sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Preparação para o Natal de Jesus

È incrível a velocidade com que o tempo passou dessa vez!

Todos os meses de dezembro dizemos essa frase. Sim, eu também tenho a impressão de que o tempo passa depressa demais e parece que o intervalo entre um dezembro e outro é igual a uma semana. Temos lembranças frescas dos últimos natais como se tivessem acabado de acontecer.

Antigamente, quando chegava essa época, parece que o ar tinha aroma diferente, as pessoas brilhavam, sorriam, e nós, crianças, esperávamos ansiosamente receber os pacotes que continham nosso presente de natal, que era uma mais que um presente simplesmente. Significava todo o esforço de nossos pais em satisfazer um desejo nosso, uma espécie de recompensa por termos sido bom filho, bom aluno ou mesmo que não tivéssemos sido nada disso, era a materialização da expressão do amor incondicional que só quem é pai ou mãe sabe explicar.

Estamos vivendo o tempo do Advento, que significa o tempo de preparação para o Natal de Jesus. É um tempo favorável à conversão, ao perdão, à reconciliação com os irmãos e principalmente com Deus.

Nesse clima de introspecção vamos fazer um balanço geral de nossas vidas, celebrar nossas vitórias e tudo aquilo que deu certo e, ao mesmo tempo, refletir a respeito de nossos dissabores e eventuais erros, sem, contudo tirar o máximo de aprendizado de cada situação vivida, seja dor ou alegria.

É um momento de real e intensa comunhão com nosso Senhor onde somos chamados a todo instante para vivermos e propagarmos Seus ensinamentos.

É tempo de lembrarmos de Jesus menino, porém devemos todos viver fielmente o tempo atual, o tempo do Cristo ressuscitado, que está entre nós e conosco em todos os momentos em espírito e verdade até a Sua vinda gloriosa.

Ao professarmos nossa fé declaramos: ”creio no Espírito Santo (...) na ressurreição da carne, na vida eterna...” e crendo nisso que dizemos em oração, devemos cultivar em nosso coração essa certeza e sedimentar de uma vez por todas as bases de nossa fé.

Façamos neste Natal uma experiência diferente. Peçamos como presente o poder transformador do Espírito Santo de Deus em nossas vidas e de todas as pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente a nós.

Que possamos abrir a janela do nosso coração imperfeito e esperar que o Senhor deposite na meia dependurada uma dose dobrada de misericórdia por nós pecadores.

Que a chaminé de nosso pensamento sirva não apenas para simbolizar a descida do Papai Noel, mas que eleve nossa prece ao céu e nos una cada vez mais em oração, para que façamos valer o propósito de Deus em nossa criação e que deixemos de ser apenas a imagem e possamos de verdade ser a semelhança.

Que o Senhor nos abençoe e nos cubra com seu amor misericordioso.
Feliz Natal!
(Salmos 24, 4-5) “Senhor, mostrai-me os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas.Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me,porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.”

Nenhum comentário: