segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Incondicionalmente...


O passar do tempo é algo que tem me intrigado ultimamente. Um dia, você acorda numa realidade diferente daquela à qual estava acostumado. Às vezes leva um susto, porque não se sentia preparado para viver numa nova condição. Eu prefiro não ter essa tal condição. Palavra pesada que me desperta medo. Ou estou envelhecendo e ficando rabugenta ou alguma coisa dentro de mim mudou realmente.

É melhor usar adaptação no lugar da condição.

As pessoas têm abandonado cada vez mais a liberdade para viver em condição de algo, de alguém, e isso me mata.

Não sei o que está acontecendo. Sinto-me meio fora de esquadro. Parece que só eu falo e tento entender isso tudo e vou contra a multidão.

Nunca fui de seguir o pensamento coletivo, detesto moda, detesto coisas sazonais. Vivo sob o prisma da minha própria consciência, daquilo que acredito e daquilo que aprendo, mesmo quando erro.

E a condição continua lá, me “cozinhando os miolos”. Vejo gente cada vez mais egoísta, fazendo coisas, ainda que em prol de boas causas, sempre “na condição de” receber algo em troca.

Elogio. Isso é algo que todo mundo ou pelo menos a maioria das pessoas adora receber, desde que seja sincero. É saudável elogiar e ainda mais recebê-lo verdadeiramente, incentiva a continuar, massageia o ego. Prefiro as atitudes incondicionais. Aquilo que existe verdadeiramente, despretensiosamente. Estou escrevendo sobre isso por causa de uma cena que vi hoje, que não vem ao caso, mas me fez refletir profundamente.

Por acaso, na semana passada uma pessoa que é das presenças mais graciosas e importantes da minha vida me perguntou num diálogo se eu torcia por ele. Acabou de conquistar um espaço que para ele é muito valioso.É uma pessoa talentosa e humilde antes de mais nada, mérito puro, além da capacidade indiscutível. Mais do que depressa, minha resposta foi: SEMPRE. E depois, na continuidade completei: torço incondicionalmente e você sabe disso.

Sim ele sabe. Não existe condição para que eu ame, para que eu torça, para que eu deseje que ele seja sempre feliz.

Quando alguém que você quer bem, que ama, conquista seja lá o que for e que o faça feliz, saboreie a vitória que também é um pouco sua.Porque você acredita na capacidade de realização, da energia empregada, do reconhecimento dos esforços. Isso não tem preço, não há como pagar. Até hoje não inventaram moeda de pagar sentimento, atitude, doação, seja o que for se é incondicional, não existe a “tal condição” (olha ela aí de novo).

Enquanto as pessoas estiverem mais preocupadas em receber que doar, as guerras e a fome não terão fim. Se você quer mudar o mundo, comece por você.

“Amar incondicionalmente é uma arte. Ser amado assim, um presente divino.”

Nenhum comentário: