domingo, 23 de março de 2008

Dois Lados do Mesmo Espelho.



A vida é um movimento constante. Por mais rotineiros que sejam nossos dias, por mais que saibamos como tudo vai acontecer, sempre há algo que não se repete.

Há sempre isto ou aquilo que vai te levar a uma situação inusitada, uma mudança de pensamento ou comportamento.

Edson Marques disse em um dos seus textos que eu mais gosto: “Só o que está morto não muda”.

Levando em conta essa afirmação, penso que a mudança é das atitudes mais difíceis e grandiosas que alguém pode assumir em sua vida. Há pessoas que têm facilidade de adaptação, de compreensão e aceitação. Mas continuam insistindo num padrão. Para alguns, mudar significa exposição, demonstração de fraqueza. Voltar atrás numa decisão então, é o mesmo que condenar-se à morte.

Mudança é sinônimo de coragem. É despir-se da vaidade, do orgulho e muitas vezes da intransigência e inflexibilidade instaurada no espírito ao longo de muitos anos onde se segue acreditando naquilo que foi imposto por leis, por religiões, pela ciência e por que não, pelas pessoas do seu convívio.

Conhecimento é crença e é algo totalmente relativo. A Filosofia do conhecimento como forma de poder. O Poder é a Verdade. A Verdade é Sabedoria. Mas até que ponto? Qual a verdade em que está descrita e fundamentada a sabedoria que leva ao poder?

Não existe verdade senão aquela que cada um de nós carrega em si. A sua verdade jamais será igual à minha e é isto que torna a vida cheia de interrogações sem respostas exatas. A beleza particular de cada um está aí. Na maneira como cada um absorve de forma diferente um mesmo fato.

E é neste aspecto que a mudança se torna atuante. Ela á a chave para mostrar-nos o caminho de tentar interpretar à maneira do outro aquilo que antes víamos a frente como se estivéssemos adornados e limitados visualmente por um cabresto. Para mudar, é necessário um mergulho profundo dentro de si e saber que qualquer mudança que ocorra externamente num instante, já se instalou dentro de você há muito tempo antes. E submergir num processo de mudança, é quase sempre doloroso.

Toda mudança vem sinalizada por uma inquietação. Uns mudam os móveis de lugar, uns começam uma dieta, uns cortam o cabelo. Não importa.

O que é certo é que tudo acontece num caminho de mão única: o de dentro para fora.

Nenhum comentário: