quinta-feira, 6 de março de 2008

O desafio de ser GENTE!



Pessoa. Palavra de origem grega que definia aquele que usava máscaras, como aquelas que não permitiam mostrar a face, nos antigos bailes. Ao longo do tempo incorporou-se ao vocabulário para definir um alguém, o indivíduo.

Qualquer um pode ser pessoa, já que usamos máscaras invisíveis todo o tempo. Somos pessoas em tantas ocasiões. Quase nunca deixamo-nos ver completamente pelo outro. Algumas máscaras caem facilmente, outras parecem ter se aderido à pele.

Ser pessoa é fácil, difícil mesmo é ser Gente.

Ser gente implica em ter responsabilidade para com o outro, porém não domínio nem posse sobre ele. Implica em conhecer este outro e aceitar os defeitos com todas as limitações e imperfeições que são de natureza humana, além de sempre exaltar aquilo que ele tem de melhor. Ser gente é uma relação de troca, que vai além da máscara superficial. Ser gente é desejar acima de tudo que o outro se torne um Ser completo, realizado em seus sonhos e em seus anseios pessoais.

A beleza de ser gente está na alegria alicerçada em se pertencer a uma existência única que deve ser antes de tudo uma experiência de amor a si mesmo. Gente ama-se antes do outro e o amor se expande, transcende e assim toma outra dimensão, alcança outras “gentes”.

Pessoa não ama. Pessoa quer possuir. Ninguém é feliz sendo aprisionado no cativeiro da paixão. Pessoa não vê nada além da máscara.

Ser gente requer aprendizado, quase sempre em um processo mais doloroso e difícil, porém com direito a redenção, libertação e aprimoramento das qualidades mais valiosas desta espécie, dentre elas a principal: a lealdade.

Ser gente é um contínuo caminho de amor livre por si mesmo e pelo outro. Quando se consegue ser gente, a presença torna-se desejável, agradável e quase indispensável. Aquele que pratica o exercício de ser gente é humilde o suficiente para ter coragem de assumir o que não sabe e ensinar aquilo que conhece bem.

Gente cuida da própria vida e não deseja saber quem vai ser eliminado no paredão.

E você, é Gente ou Pessoa?

Gente chega ao final da vida com a certeza de ter aprendido a lição do Pai:
AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”.

Confesso, se morresse hoje, teria cumprido a lição tal como é, certa de ter experimentado viver este dia no céu.




Nenhum comentário: