sábado, 18 de outubro de 2008

Anjo Especial

Impressionante é o impulso que nos torna capazes de realizar quaisquer coisas nessa vida quando se trata de proporcionar pelo menos um pouco mais de felicidade a alguém.

O fato de imaginar possibilidades concretas de seqüenciais momentos felizes lança ao fogo todo e qualquer sacrifício, a energia se dissipa e tudo continua a fluir.

O que poderia ser obstáculo se torna força. O que poderia ser limitador se torna transformador.

As forças que nos movem a realizar grandes coisas ainda que comecem muito pequenas são tão intrínsecas que costumo dizer que muitas vezes é necessário fazer um parto para que elas se exponham.

Desde muito cedo somos obrigados a nos ocultar e seguir o que a maioria julga certo para nos encaixarmos nos ditos padrões. Nunca fui adepta aos modismos e aos padrões, a começar pelo meu tipo físico que também está longe de ser um padrão e isso não me preocupa nem um pouco.

A beleza de cada um, de cada coisa está exatamente nas diferenças. Normalmente as pessoas com quem estabelecemos vínculos mais profundos, embora tenham uma enormidade de coisas afins, são as de personalidade mais distinta de nós.

Ou você é extremamente paciente e o outro é o explosivo apressado; um tem o raciocínio mais lógico e o outro filosófico, um gosta de esporte e o outro prefere assistir confortavelmente sentado e tomando sorvete, mas ambos indiscutivelmente amam dormir.

Isso não significa oposição, apenas maneiras diferentes de viver. Não deveriam ser embora também aconteçam, motivos para discussão e impaciência.

Se observássemos as pessoas mais demoradamente teríamos muito mais motivos para agradecer a presença delas em nossa vida do que para lamentar.

Hoje saí para caminhar um pouco ao final da tarde. O dia foi de um trabalho intenso, exaustivo, porém recompensador.

Contudo, eu precisava ver a rua. Garoava brandamente e a temperatura estava despencando aos poucos.

Resolvi parar para jantar em um restaurante aconchegante a duas quadras de casa, recém inaugurado por sinal.

Infelizmente sentei-me defronte a uma TV que noticiava o fim sangrento de um seqüestro. Coloquei-me a pensar sobre essas questões que levam pessoas a perderem a razão em nome do amor, o que é uma hipocrisia. Amor que é amor é incapaz de cometer atrocidades, amor que é amor liberta, não aprisiona.

O ambiente agradável ao redor me fez esquecer por uns instantes o fato da TV. Há um laguinho bem ao centro do restaurante onde tinham alguns patinhos se deliciando num bom banho.

O movimento de pessoas começou a aumentar devido ao horário, quando entrou um casal e seu filho, que deveria ter em torno de dois anos. Ao passarem por mim, o garoto olhou-me fixamente e percebi que era portador da Síndrome de Down.

Antes que se acomodasse junto aos pais à mesa que ficava logo atrás da minha, ele se deu conta dos patinhos e ficou extasiado com aquilo. Colocou-se a falar com os bichos e um dos garçons aproximou-se dele com um pote cheio de milho para que ele jogasse aos patos. Numa observação o garçom disse-lhe que além dos patos havia peixes, porém, morreram todos, sobrando somente as aves.

O menino parou um instante. Olhou para a água e os patos. Olhou o garçom e disse:
- Ainda bem que sobraram os patos, senão o milho estragava porque não ia ter ninguém pra comer.

Criança é uma coisa fabulosa. Ele não tem consciência do seu problema e isso não representa nada para ele. Diante do infortúnio da morte dos peixes ele nem se importou com a vida dos patos. Apenas não queria que a comida estragasse.

Se analisássemos nossos peixes mortos pelo caminho por essa ótica, talvez nossas fomes fossem saciadas mais facilmente.
Qualquer um em nossa vida pode ser mestre. Inclusive um garoto com dois anos portador de Síndrome de Down.

Os anjos chegam até nós de formas diversas, só precisamos prestar atenção às suas vozes e ao que dizem.






Nenhum comentário: