segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Peso Pesado

Ego é um bicho traiçoeiro. É aquela parte desconhecida em nós mesmos que se mostra feroz quando ameaçado. É a cadeira elétrica que espera quietinha queimar os miolos de quem sentar nela.

Tem situações na vida que parecem mesmo o corredor da morte e você nem sabe.

Alguém já se encarregou da tua condenação e você inocente dorme o sono dos justos sem nem saber por que se tornou prisioneiro.

Acho incrível a capacidade humana de realizar manobras e inverter situações que isentem da culpa em determinadas atitudes.

Culpa tem peso de elefante. Imagine carregar isso nas costas por tempo indeterminado como deve ser difícil.

Por isso há tanta gente infeliz, sorrindo de medo e insegurança.

Fica procurando em outras situações a isenção da própria culpa apontando erros que nem existem.

A exemplo do que já aconteceu com tanta gente mundo a fora, existe uma fogueira embaixo dos pés de quem expressa o que pensa. Oras, onde estamos?

Infelizmente o ego usa mecanismos mesquinhos e auto defensores para nos proteger das ameaças.

Normalmente eu vou te culpar por algo que eu mesmo fiz, mas não tenho coragem de assumir. Se eu assumir, vou atribuir a mim a responsabilidade do fato e então terei de me desculpar podendo ficar submetido ao seu perdão. Se isso não acontecer, vou ficar com o elefante da culpa nas minhas costas até quando? Talvez eu não tenha força para carregá-lo e todas as vezes que eu olhar pra ele inevitavelmente eu vou ter de me lembrar do fato que o colocou em cima de mim. Não. Vou culpar você. E te condeno a carregar o elefante.

Todas as pessoas irão te ver carregando esse bicho enquanto eu fico livre dos dois: de você e do elefante.

Enquanto você alimentar o elefante, eu não corro o risco de ele ir atrás de mim.

E tudo vai ficar bem. Enquanto você carrega o peso da culpa por mim, eu faço tudo outra vez e quem sabe eu passe a criar elefantes, já que eu tenho o hábito de não assumir a responsabilidade pelos meus infortúnios.

Aproveitando a ocasião, deixo um pedido extra e tenho a certeza de que não se negará a atender, pois posso ficar mais chateado e dobrar o peso da culpa:


Se você souber de alguém que estiver doando um casal de elefantes, diga que eu tenho interesse em cuidar deles, mas traga-os até mim, você já está carregando um mesmo e hoje eu acordei com uma dor nas costas...




Nenhum comentário: